O  senador Paulo Paim (PT-RS) comunicou em Plenário que o edifício do  Congresso Nacional será iluminado com luzes de cor azul na noite de 2 de  abril, Dia Internacional para a Conscientização do Autismo. A  iluminação foi solicitada pelo senador ao presidente do Senado Federal,  José Sarney, e autorizada por Alfredo Gastal, superintendente do  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no  Distrito Federal.
Em pronunciamento nesta  sexta-feira (25), Paim convidou os autistas e seus parentes para irem à  Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) na próxima  quinta-feira (31), quando a comissão deverá aprovar a Sugestão (SUG  01/10), apresentada pela Associação em Defesa do Autista (Adefa), que  institui o Sistema Nacional Integrado de Atenção à Pessoa Autista. Os  autistas, segundo a proposta, deverão ter direito ao atendimento de  demandas como "uma vida digna, igualdade, saúde, integridade física e  moral, livre desenvolvimento de personalidade, educação e trabalho".
A  Sugestão foi primeiramente relatada pelo então senador Flávio Arns  (atual vice-governador do Paraná) e hoje tem como relatora a senadora  Ana Rita (PT-ES). O relatório conclui pela apresentação de projeto de  lei que "institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa  com Transtorno do Espectro Autista". Paim disse ter certeza de que o  voto apresentado pela relatora será aprovado por unanimidade na  Comissão.
O senador lamentou não poder  participar do evento organizado pela Adefa no Rio de Janeiro em  comemoração à data, celebrada no Brasil e no mundo pela primeira vez.  Como outras edificações e monumentos em diversos países, o Cristo  Redentor também será iluminado de azul. O parlamentar pediu que todos  acendam uma luz azul na noite de 2 de abril em homenagem aos autistas.
Paim  leu em Plenário o convite enviado a ele por Berenice Piana de Piana,  diretora-executiva da Adefa, e a carta que ele escreveu e encaminhou a  ela para que seja lida no evento.
No mesmo pronunciamento, Paim fez uma homenagem à cidade de Porto Alegre, que completa 239 anos neste sábado (26).
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)             
Nenhum comentário:
Postar um comentário