quarta-feira, 26 de março de 2014

A sua Escola Conscientiza sobre o Autismo?

Apesar de toda divulgação na mídia e redes sociais, algumas escolas se sentem inseguras em tratar o tema com seus alunos, tornando-se uma grande barreira no processo de conscientização sobre o autismo.
O tema exige muita sensibilidade, porém é mais humano explicar que determinados comportamentos considerados inadequados não ocorrem de forma proposital e sim por uma condição imposta pela síndrome, onde o acolhimento e a aceitação podem resultar em grandes conquistas e qualidade de vida ao indivíduo que enfrenta esta limitação.
Quero dividir com todos, um esboço de sugestão que levei à escola do meu filho e também um vídeo em que fiquei encantada pela forma como a escola chamou a atenção para a data...



02 de abril
Conscientização Mundial do Autismo

Objetivo: Promover o conhecimento sobre a síndrome do autismo a fim de qualificar o processo de inclusão da pessoa no espectro na sociedade de forma geral

Objetivo Específico: 

Aprender a conhecer e respeitar as diferenças;

Conhecer sobre a síndrome do autismo;

Aprender a se colocar no lugar da pessoa com autismo (sentimentos, dificuldades e sintomas) e ver possibilidades em ajudar a pessoa diante de determinadas dificuldades;


Atividades:


- Ouvir história baseada na tradução do livro “Aceitação do Autismo”  de Ellen Sabin e logo em seguida debater  sintomas relacionados às questões sensoriais e do dia a dia na sociedade (manipular placas de texturas diferentes, reponder perguntas de como se sente com luz forte nos olhos e quais sons sentem vontade de tampar os ouvidos, etc);
- Relatos sobre pessoas famosas que possuem um grau de autismo em uma linguagem simples, enfatizando a necessidade de acolher e compreender  as particularidades da síndrome, assim como perceber indivíduos de possibilidades.
- A partir da compreensão sobre a data da conscientização do autismo, o significado da cor azul e a diversidade de cores que representam o quebra-cabeça (símbolo do autismo), criar um painel com mensagens de apoio e incentivo à todas pessoas com autismo. Desenhar uma peça de quebra-cabeça em um pedaço de EVA, recortar e escrever uma palavra, frase ou desenho de apoio, colando todas as peças construídas pela turma em um pedaço grande de TNT;
- Encher um balão azul para pendurar na frente da escola ou uma espada de bisnaga de balão por ser uma arma que não machuca para lutar contra o preconceito.


Professores, sejam pontes e não barreiras!



Nenhum comentário:

Postar um comentário