terça-feira, 18 de junho de 2024

18 de junho - Dia do Orgulho Autista


Orgulho? Muito orgulho!
Eu sei que as pessoas de fora, talvez não consigam compreender.  É difícil até imaginar de onde vem tanta garra de uma família que zela por uma pessoa com deficiência. 
No autismo suporte 3, quem vive sabe que não são apenas os cuidados destinados a uma pessoa que enfrenta limitações.  As pessoas com esse grau de autismo destroem as coisas dentro de casa; a casa necessita de adaptações; e se coloca (e a todos) em risco constantemente. 
Você já sentiu amor que transcende qualquer grau de parentesco e que te move ir além dos teus limites para garantir a essa pessoa uma vida digna?
No autismo suporte 3 as complicações de saúde chegam, a falta de comunicação  e ausência de fala, por vezes te faz descobrir algo que já está bem acentuado.
O Ângelo já operou tendões para não perder a capacidade de andar. Ele já perdeu a visão de um dos olhos por causa de uma mania do Autismo e enfrenta uma lesão pré-maligna no esôfago, cujo já operou.
Existe uma correria em ajustar trabalho, atendimentos, acompanhamentos médicos e a rotina de casa, incluindo noites sem dormir e momentos de estimulação de suas capacidades.
Quantas vezes parei para admirar o sono do meu filho, de um homem agora, tão perfeito e me questionei sobre a vida que levamos e vou lhes contar um segredo: nós somos muito felizes!
As pessoas se afastam , o convívio é pequeno, as oportunidades de uma vida social são raras porque não existe rede de apoio e nem outra pessoa que tenha compromisso de zelo. Mas, fechamos a porta da nossa casa e existe tanto, tanto, mas tanto amor aqui!
É o amor que comanda nossa rotina. Essa felicidade expressa no rosto, afirma que não estamos falhando tanto e também  que nos abastece e reabastece.
Eu amo a nossa história.  Eu tenho imenso orgulho da nossa amada família,  totalmente atípica. 
Sinto orgulho dos valores que carregamos e não abrimos mão.
Nós precisamos lidar com a indiferença,  os afastamentos  e para evitar confusão,  até a hipocrisia.  Mas quem nos cerca, são simplesmente os melhores, definitivamente não é qualquer  um que consegue estender a mão. 
Eu tenho orgulho da nossa história! Orgulho dessa pureza que nos cerca e esse amor que rege nossos dias.
Só orgulho, todos os dias!
Obrigada a todos pelas verdadeiras mãos estendidas. 🙏🥰💙
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário