Apoio, e não pressão!
No autismo temos uma diferença de processamento de informações, que chegam com atraso.
ISTO OCORRE PORQUE A CRIANÇA TEM QUE PROCESSAR CONSCIENTEMENTE O QUE NORMALMENTE VEM DE FORMA INTUITIVA PARA OUTRAS CRIANÇAS.
ISTO OCORRE PORQUE A CRIANÇA TEM QUE PROCESSAR CONSCIENTEMENTE O QUE NORMALMENTE VEM DE FORMA INTUITIVA PARA OUTRAS CRIANÇAS.
Devido
às diferenças de funcionamento do cérebro, o seu tratamento é diferente
e precisa de certas acomodações à altura das nossas expectativas para
as necessidades de processamento da criança.
Abaixo estão listadas algumas diretrizes para diminuir as diferenças de processamento de síntese:
1. Dê à criança tempo para processar. Com o processamento mais atrasado, é importante dar à criança pelo menos 10-20 segundos para responder (pode ser mais tempo para algumas crianças). Se você continuar a repetir o aviso antes do processamento ser concluído, a criança tem que começar a processar tudo de novo. Isso é muito frustrante e desgastante.
2. Deixe a criança mostrar seu tempo para esta performance. Não podemos empurrá-la mais rápido do que seu cérebro pode processar. Se o fizermos, acontece o pânico e o autista reage com "luta ou fuga". Vemos isso com muita frequência. Estamos constantemente a tentar acelerar a síntese de crianças, empurrá-las mais rápido do que elas podem processar.
3. Reduza suas palavras! Forneça orientações concretas e muito curtas. Use frases com apenas o ponto principal. Muitas das crianças têm problemas de processamento auditivo. Quanto mais tempo prolongando as frases e maior uso de palavras, maiores as chances da informação ficar confusa e perdida. Só use as palavras importantes, indo direto ao ponto.
4. Use informação visual sempre que possível. Demonstre com imagens o que você quer. Dê instruções visuais! Escreva e faça visualisar as instruções das atividades escolares, em vez de depender de instruções verbais. Palavras são fugazes. Instruções visuais e escritas são mais sólidas e se tornam referência mais facilmente.
5. Quebre as tarefas em partes menores e faça cada etapa seqüencialmente. Se possível, dê uma lista de verificação para marcar cada passo que eles fazem. Não espere que sigam instruções multitarefa! Permita-lhes mais tempo para fazê-lo, mas deixe-os terminar! É importante finalizar uma tarefa antes de ir para outra.
6. Use modelos visuais. Descreva, defina os pontos importantes para que o aluno possa categorizar as informações que lhe é dada. Um esquema simples de destaque da informação é importante para se concentrar, e fornece arquivos mentais para categorizar, organizar e armazenar as informações. Considere o uso de planilhas, esboços, e outros modelos que ajudam a criança a organizar e categorizar informações importantes.
7. Prepare com antecipação. Se possível, antecipe sobre a aprendizagem, para dar um quadro mental do que está sendo apresentado. Muitas das crianças têm dificuldade em classificar e diferenciar a informação relevante da irrelevante. Desta forma, destaca-se as áreas de importância maior para ajudar a direcionar sua atenção, dando um quadro de referência para organizar a informação.
8. Permita que as crianças usem a sua forma preferida de comunicar o que sabem. Muitas crianças tem problemas de escrita. Se este é o caso, deixá-los dar respostas verbais. Se você quer que escrevam, elas não podem pensar sobre "como escrever" e sobre "o que escrever" ao mesmo tempo. Se você quer descobrir o que sabem, deixe escolher o método de dizer-lhe.
Esta série sobre "tutoria crianças no espectro" pode ser encontrado no livro verde "Autismo Página Discussão sobre Ansiedade, Comportamento, Escola e estratégias de paternidade."
Cortesia de Ana Dultra.
Abaixo estão listadas algumas diretrizes para diminuir as diferenças de processamento de síntese:
1. Dê à criança tempo para processar. Com o processamento mais atrasado, é importante dar à criança pelo menos 10-20 segundos para responder (pode ser mais tempo para algumas crianças). Se você continuar a repetir o aviso antes do processamento ser concluído, a criança tem que começar a processar tudo de novo. Isso é muito frustrante e desgastante.
2. Deixe a criança mostrar seu tempo para esta performance. Não podemos empurrá-la mais rápido do que seu cérebro pode processar. Se o fizermos, acontece o pânico e o autista reage com "luta ou fuga". Vemos isso com muita frequência. Estamos constantemente a tentar acelerar a síntese de crianças, empurrá-las mais rápido do que elas podem processar.
3. Reduza suas palavras! Forneça orientações concretas e muito curtas. Use frases com apenas o ponto principal. Muitas das crianças têm problemas de processamento auditivo. Quanto mais tempo prolongando as frases e maior uso de palavras, maiores as chances da informação ficar confusa e perdida. Só use as palavras importantes, indo direto ao ponto.
4. Use informação visual sempre que possível. Demonstre com imagens o que você quer. Dê instruções visuais! Escreva e faça visualisar as instruções das atividades escolares, em vez de depender de instruções verbais. Palavras são fugazes. Instruções visuais e escritas são mais sólidas e se tornam referência mais facilmente.
5. Quebre as tarefas em partes menores e faça cada etapa seqüencialmente. Se possível, dê uma lista de verificação para marcar cada passo que eles fazem. Não espere que sigam instruções multitarefa! Permita-lhes mais tempo para fazê-lo, mas deixe-os terminar! É importante finalizar uma tarefa antes de ir para outra.
6. Use modelos visuais. Descreva, defina os pontos importantes para que o aluno possa categorizar as informações que lhe é dada. Um esquema simples de destaque da informação é importante para se concentrar, e fornece arquivos mentais para categorizar, organizar e armazenar as informações. Considere o uso de planilhas, esboços, e outros modelos que ajudam a criança a organizar e categorizar informações importantes.
7. Prepare com antecipação. Se possível, antecipe sobre a aprendizagem, para dar um quadro mental do que está sendo apresentado. Muitas das crianças têm dificuldade em classificar e diferenciar a informação relevante da irrelevante. Desta forma, destaca-se as áreas de importância maior para ajudar a direcionar sua atenção, dando um quadro de referência para organizar a informação.
8. Permita que as crianças usem a sua forma preferida de comunicar o que sabem. Muitas crianças tem problemas de escrita. Se este é o caso, deixá-los dar respostas verbais. Se você quer que escrevam, elas não podem pensar sobre "como escrever" e sobre "o que escrever" ao mesmo tempo. Se você quer descobrir o que sabem, deixe escolher o método de dizer-lhe.
Esta série sobre "tutoria crianças no espectro" pode ser encontrado no livro verde "Autismo Página Discussão sobre Ansiedade, Comportamento, Escola e estratégias de paternidade."
Cortesia de Ana Dultra.
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