quarta-feira, 29 de julho de 2020

Ser professora em tempos de pandemia

Esse texto escrevi inspirada em todos aqueles que avançam e tornam as coisas possíveis nesta nova e improvisada caminhada, em especial meus alunos do 5°A que estão trilhando comigo.
Há tempos queria escrever o que sinto, mas as funções do dia a dia não permitiam.
O fato é que ninguém esperava uma pandemia e diante dela todos precisaram se reinventar, aprender para ensinar.
A minha maior carência e falta é, sem dúvida, o contato humano, a troca, os debates e desabafos..
Trabalhar com crianças em plena fase de "construção" é algo que me impulsiona sempre a buscar mais e ser melhor a cada dia como professora e como ser humano.
Nossos alunos também sempre nos observam e se tivermos o deslize de cometer erros, que seja na tentativa mais amorosa de acertar.
Não posso negar que tenho uma realidade difícil dentro da minha casa. Nem toda professora tem recursos adequados, ajuda com as crianças ou qualquer outro tipo de apoio. É preciso lembrar que professora também tem uma realidade particular e agora elas se misturam.
Às vezes pensar em "estar em casa" pode parecer "comodidade", "facilidade", mas confesso que neste atual cenário já fiquei mais de 24h sem dormir para não ser negligente nem com meus filhos e nem com meus alunos.
O que acredito de verdade é que conhecimento jamais será algo "perdido" e que manter essa "plantinha" sendo regada nos possibilita sim a crescer.
Estamos todos em processo de aprendizagem e estamos todos nos negando a travar, pausar, ficar inertes. Todos querem deixar o seu melhor neste momento histórico.
Amo muito minha profissão e acredito demais no poder, na força da educação. E, a prova disso é a forma que nós professores buscamos alcançar nossos alunos para que nunca duvidem da importância do conhecimento para a vida deles e muito menos de suas capacidades.
Eu sinto tanta falta, tanta saudade!
Existe uma riqueza dentro de uma sala de aula que só um professor conhece. É aquele momento que ultrapassamos o conteúdo e também nos abastecemos como pessoas.
Mas, o momento exige zelo e prudência. É certo que quando isto passar, a escola cheia certamente terá maior valor.
Tudo que está sendo feito com dedicação, pesquisa e esperança nos dias melhores e seguros, jamais poderá ser algo perdido e está é a realidade de professores e alunos neste momento.
O fato é que só a educação transforma e não abrimos mão dela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário