Eloir, uma dedicada mãe de um rapaz autista, selecionou os apelos de algumas famílias que vivem as necessidades dos portadores de necesidades especiais...
As palavras seguem exatamente como foram enviadas a ela:
Família 1.
- Criação de oficinas para as crianças desenvolverem seu potencial, como por exemplo: Dança, artes, pintura entre outros
- Benefícios a terapias alternativas, para que possam se exercitar tais como: fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e equoterapia (estímulo as crianças a andarem a cavalo) .
- Programa para socializar as crianças com Autismo e Down;
Família 2
Oi, não sei se é lei e tem sido aplicada o fato do livre acesso em locais públicos sem que haja um preconceito velado e porque não dizer declarado perante os presentes;campanhas e leis que punam motoristas que avancam o sinal vermelho e quando o sinal ficar verde em ambas situacões deficientes com dificuldade de locomocão correm risco de vida e o motorista fica impune:por vezes é difícil atravessar usando a faixa porque os veículos estão estacionados em cima,destinar espacos exclusivo nas alas dos hospitais ou pronto atendimento para jovens e criancas autistas.
Família 3
O município de Caxias do Sul necessita ser conscientizado sobre autismo em todos ambientes sociais como locais públicos, educacionais e saúde. Autismo não tem cara! Ainda existe muitas situações preconceituosas e constrangedoras relacionadas à síndrome, que mesmo após o familiar explicar que a pessoa é portadora de autismo, a sociedade desconhece do que se trata e continua se manifestando contra o indivíduo.
A educação inclusiva deve ir além do propósito de socializar, pois este lhe coloca numa situação de incapaz de qualquer tipo de aprendizagem. As escolas devem receber estas crianças e implantar aprendizagem diferenciada de acordo com suas capacidades no mesmo ambiente que os demais. Se a criança vai socializar e as outras aprenderem, deve haver um "desencontro"de propósitos.
Atendimento especializado para os autistas, inclusive após os 18 anos. Com apoio a inserção ao mercado de trabalho ou tratamento multidisciplinar de acordo com as possibilidades de cada um. É triste, desumano, autistas após 18 anos terem de ficar em casa como se nada mais pudessem aprender!
Família 4
-criação e implantação de proposta pedagógica/educacional para os menores de 6 anos (estimulação precoce) e para os maiores de 18 anos(adultos);
-implantação de carga horária mínima de 20 horas semanais, para que os responsáveis possam trabalhar ao menos um turno e, assim, garantir a subsistência da família. (Se crianças na faixa etária da Educação Infantil tem acesso a turno integral, manhã e tarde, recebendo a estimulação adequada e permitindo que seus pais possam trabalhar, por que nossos filhos e nós somos privados desse direito?)
-implantação de um espaço adequado para internação para os casos em que a família não tenha mais como manter a guarda.
-implantação de espaço adequado para os casos de internação temporária
Família 5
criação de lei municipal e lei estadual de proteção aos autistas
Família 6
criação de um espaço adequado, multidisciplinar, em turno integral.
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