Queridos amigos, a Coordenadoria da Acessibilidade de Caxias do Sul fará uma cartilha conscientizando sobre todas as deficiências. Achei fantástica esta iniciativa e participei com uma breve contribuição, a qual venho compartilhar com vocês.
Meu maior desejo é que as crianças que apresentam características da síndrome recebam o tratamento adequado o quanto antes.
1- O que é Transtorno do Espectro Autista (TEA)?
O
Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do comportamento
caracterizado por uma alteração na comunicação social e por
comportamentos repetitivos e estereotipados.
Existem vários
graus de comprometimento do espectro e isso significa que a síndrome
afeta de forma diferente indivíduos com as mesmas dificuldades.
É muito comum pessoas com TEA apresentarem desorganização no processamento sensorial, apresentando hipossensibilidade ou hipersensibilidade aos estímulos do ambiente.
É muito comum pessoas com TEA apresentarem desorganização no processamento sensorial, apresentando hipossensibilidade ou hipersensibilidade aos estímulos do ambiente.
O autismo não tem cura e a maioria das pessoas com autismo precisará de apoio especializado pelo resto da vida.
2- Alguns sinais do TEA:
- Atraso ou ausência da linguagem: usam as pessoas para conseguir o que desejam guiando-as pela mão;
- Não imita;
- Não aponta;
- Não compartilha conquistas;
- Dificuldade em manter contato visual;
- Parece não ouvir quando chamado;
- Dificuldade com brincadeiras de faz de conta e uso da imaginação;
-
Maneirismos motores repetitivos e estereotipados: sacudir as mãos,
pular, balanceio do corpo, mexer os dedos na frente dos olhos, girar
objetos;
- Dificuldade em se relacionar com outras pessoas;
-
Interesses restritos: mania de colecionar, dominar determinado assunto
ou apego incomum a determinados objetos (por exemplo, o ventilador);
- Dificuldade de iniciar ou manter uma conversa;
- Interesse por parte de objetos: interessam-se apenas pela rodinha do carrinho ou a portinha que abre e fecha;
- Dificuldade com regras sociais e intolerância à frustração;
3- Diagnóstico:
Como é feito?
Não existe exame que detecte o autismo, apenas que descarte outras patologias que podem trazer comprometimento semelhante. O diagnóstico é feito através de análise de comportamento. Apresentando comprometimentos na comunicação social e comportamento, quando a avaliação médica não aparecer alterações, o indivíduo está dentro do espectro, mesmo que o diagnóstico não seja definitivo.
Quando procurar?
Ao perceber qualquer atraso no desenvolvimento da criança, é preciso saber o que está acontecendo.
O diagnóstico precoce e a intervenção adequada podem levar o indivíduo a uma vida independente ou até mesmo sair do espectro.
No que contribui?
O diagnóstico contribui de forma efetiva para direcionar o tratamento, proporcionando meios para que o indivíduo se desenvolva em suas habilidades e independência. Ele também garante todos os direitos relacionados à pessoa com deficiência.
4- Qual tratamento para o TEA?
O tratamento para o TEA consiste na inclusão social e apoio multiprofissional. O quanto antes a família iniciar a intervenção, maior as chances do indivíduo se desenvolver e atingir uma vida independente.
O autismo não é uma doença, é uma forma de funcionamento.
Não existe remédio para o autismo, tratam-se as comorbidades.
5 - 02 de abril - Dia da Conscientização Mundial do Autismo
O símbolo do autismo é uma fita com quebra-cabeças, que representa a esperança por meio da pesquisa e da conscientização. As diferentes cores representam a diversidade das famílias que vivem com o TEA e o quebra-cabeça reflete o seu mistério e complexidade.
O autismo é mais comum em meninos do que em meninas, por isso a cor definida como símbolo é a cor azul.
6- Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista
LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012.
http://pratica-pedagogica.blogspot.com.br/2012/12/vencemos-pls-16811-agora-e-lei.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário