sexta-feira, 13 de maio de 2011

GRAACC de SP usa tecnologia para tratar crianças com câncer


Nós ficamos discutindo processadores, interface de usuário, duração de bateria e outros detalhes de inúmeros gadgets, mas às vezes nos esquecemos do enorme potencial que esses novos aparelhos oferecem para nichos específicos. Na medicina, por exemplo, um dos novos usos é emocionante: o GRAACC de São Paulo está usando iPads e Wiis para estimular a capacidade motora de crianças e adolescentes com câncer.
O vídeo mostra como crianças do GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) de São Paulo substituiram certas atividades fisioterapêuticas desgastantes por opções tecnológicas: alguns se divertem jogando Wii, outras embarcam no universo do iPad, jogando joguinhos, mexendo os braços para utilizar o acelerômetro, com uma interação mais lúdica — a criança sequer percebe que está fazendo uma atividade importante para a cura de sua doença.
As médicas e coordenadoras do GRAACC também levantam detalhes que fazem a diferença em situações assim, como a redução de poeira e ácaro que os livros levam para as sensíveis crianças, e de como o iPad também pode ajudar nas aulas, já que não há laboratórios e a versatilidade de um tablet transforma qualquer aula em algo divertido. A interação entre médicos, crianças e familiares é muito importante para todos, frisam as médicas.
O bom uso de novas tecnologias

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário