segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Novo modelo do robô pode trabalhar na educação de crianças com autismo


 Desde 2005, o pequeno robô NAO tem os holofotes voltados para ele. A pequena máquina reconhece comandos de voz e realiza ações como contar história, cantar, dançar e até acompanhar visualmente uma bola em movimento. Usado para diversos propósitos educacionais, o NAO finalmente recebeu uma atualização de sua fabricante, a Aldebaran Robotis.
Bruno Maisonnier, chefe da companhia, diz que as novas funções do robô tornarão ele ainda mais versátil. Entre as principais novidades estão adaptação para trabalhar na educação de crianças autistas e pessoas da terceira idade.
Aparentemente o NAO não teve nenhuma modificação em seu visual. Já a capacidade de processamento foi melhorada: agora ele dispõe de um processador 1.6 GHz da Atom embutido e duas câmeras HD, capazes de rodar dois vídeos em streaming ao mesmo tempo. Há também um sonar, sensores de pressão e receptores.
Um novo sistema de reconhecimento de voz, Nuance, permite que o robô compreenda não só sentenças, como palavras isoladas. Além disso, os movimentos do robô foram aprimorados, ele conta agora até com um sistema de prevenção de colisões.
O NAO carrega uma bateria de 27,6 watts, com autonomia de cerca de uma hora e meia. Além da Aldebaran Robotis, outras empresas trabalhas em softwares de educação para o robô, já que sua programação é aberta para desenvolvedores externos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário