Muitos têm me questionado como foi ter outro filho depois do autismo do Ângelo. Pois bem, sei que muitas famílias "encerram a fábrica" depois do autismo e eu nunca imaginei que seria mãe novamente, mas não por este motivo.
Lucas veio de surpresa! No início, levei um grande susto! Mas, sem dúvida, foi a melhor coisa que aconteceu em nossas vidas! Ângelo já estava em uma fase de extrema solidão: sem amigos ou alguém que se interessasse pelas mesmas coisas que ele que não fosse eu.
Claro que senti medo. Não sou tão jovem do que era quando esperei o Ângelo e foi minha terceira gravidez de risco.
Apertava o peito fazer os monitoramentos e sempre agendar a cesária junto com uma vaga na UTI neonatal.
Por outro lado, eu vivi tudo o que sonhei diante de uma gestação. Eu escolhi grande parte das roupinhas e comi tudo o que sentia vontade. Não soube diferenciar desejo de vontade, porque me dei o luxo de satisfazer os dois. Consegui trabalhar até o último mês, mas tive uma infecção, febre e foi o momento de me afastar...
Um momento muito especial durante a gestação que o Ângelo e eu vivíamos juntinhos era a hora de passar creme na barriga: ele passava na minha e na dele. Ângelo adora essas coisas, ficava horas alisando nossas barrigas.... Rsrs
Ângelo ficou todo curioso com o "pacotinho" que eu trouxe do hospital e desde então, passei testemunhar o mais atencioso e cuidadoso irmão do meio. Nunca houve se quer um acidente o envolvendo com o caçula e até mesmo os carinhos passam ter consciência de uma mão mais suave para tocar.
Porém, nem tudo são flores quando se trata de comida... Nesse caso, o que está no prato do Lucas pode sumir com uma passada de mãos. Foi assim que passamos a comemorar frutas e verduras que o Ângelo passou a adicionar na sua lista restrita de alimentos.
Lucas trouxe uma magia "adormecida" para nossa casa. Não existe mais aquela solidão no dia a dia do Ângelo e de ninguém. O amor entre todos é algo sem explicação. Sou grata a Deus todos os dias por mais este presente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário