sexta-feira, 16 de junho de 2023

18 de Junho - Dia do Orgulho Autista

 

Essa data pode lhe soar estranho. Confesso que a primeira vez em que fiz parte entre famílias deste movimento, me questionei: “Orgulho?” Eu estava entre famílias de longo caminho percorrido, enquanto carregava meu menino nos braços e a expressão de todos era de verdadeiro orgulho. Hoje, são 17 anos que estou neste caminho e parei para admirar. Eu sinto orgulho da nossa caminhada. 

Qualquer pessoa que saia dos padrões de “normalidade” aceitos pela sociedade, já viveu alguma situação de preconceito ou rejeição. Diante do autismo e todas as adaptações que esta realidade exige, nós vivemos isso todos os dias (ou proveito da deficiência dos nossos filhos, pois viramos vantagem para algumas pessoas em nossa vulnerabilidade). Nos deparamos com o lado sombrio das pessoas, que em grande parte das vezes, não disfarçam seu preconceito e desfavores à humanidade. Vivemos isso todos os dias. Assim como as adaptações, a indiferença e o egoísmo também são parte

da nossa rotina. 

Então, orgulho de quê? Orgulho da nossa força, coragem e determinação em fazer o melhor em toda nossa trajetória de vida. Entre erros e acertos em um caminho que desafia a própria medicina. Orgulho de encontrarmos também as melhores pessoas que fazem parte deste mundo e é porque elas existem, que colecionamos histórias incríveis de superação(podemos continuar acreditando na humanidade apesar de tudo) e ousamos com todo o amor, transformar o mundo em um lugar melhor para aqueles que estão chegando, caso não seja possível colhermos do nosso próprio plantio. 

Sim, a gente transforma a sociedade apenas com a coragem que o amor nos abastece e é preciso muita coragem para se posicionar e defender o que acredita, muitas vezes sozinha e diante de uma multidão. Entretanto, é porque existem pessoas que ainda amam o próximo (empatia) e lutam por amor (pessoas sem preço) que estamos evoluindo, embora lentamente para uma humanidade apta à humanidade, sem descartar ninguém. (Você lembra como era na sua infância?) 

Não, não é nada fácil, mas é válido, é admirável, é a nossa história, nossa passagem por este mundo e nos orgulhamos e muito de cada passo, de todo percurso, convictos que existe um Deus que protege todos àqueles que agem por amor e em defesa dos que não se defendem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário