domingo, 1 de novembro de 2009

Hora do Banho: Hora de Aprendizagem


Não é apenas um ato de higiene, a hora do banho é um momento que pode ser utilizado para que a criança se desenvolva afetiva e cognitivamente, estimulando sua memória, percepção, raciocínio, autoconhecimento, linguagem e a respiração.
Enquanto a mamãe banha seu bebê, pode massageá-lo carinhosamente, transmitindo conforto e segurança. Toda parte do corpo tem um nome, é hora de verbalizar.
Em outro momento, deve instigar a criança a interagir com ela falando, apontando ou apenas acompanhando com os olhos.
Os brinquedos de borracha auxiliam muito nessa atividade, principalmente com cores variadas. No caso desses brinquedos serem bichinhos (patinhos, sapinhos), é interessante reproduzir o som deles, sempre requisitando a sua participação. Outra atividade interessante, é afundar esses objetos, de forma que saltem novamente para superfície da banheira e outros que permanecem imersos para serem procurados.
Assoprar a espuma pra longe, é um exercício para respiração, inspirar para sentir o cheirinho bom no ar e expirar para vê-la voar. Pode-se valer de barquinho de papel e a criança fazer o vento que os faz navegar.
Mais do que uma rotina, o banho é também uma troca de amor e conhecimento. É um momento que deve ser muito prazeroso tanto pra mãe quanto para o bebê, pois é onde também se fortalece o vínculo entre eles.

2 comentários: