sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Montar castelos e criar palavras

Ao empilhar blocos é possível trabalhar a coordenação motora, raciocínio e atenção. O processo de união dos blocos para atingir um todo (muro, castelo), reflete na alfabetização, onde realiza-se esse processo de união com as letras. Assim, é possível compreender que com apenas uma pecinha, nada se constrói, é preciso juntar, unir para formar alguma coisa.

Então, quando a criança realiza esta atividade, não está apenas colocando os blocos um em cima do outro, ela está compreendendo que é preciso uni-los para atingir uma meta ou dar origem a alguma coisa.
Diante deste processo, é possível demonstrar que o mesmo ocorre com as letras, que são unidas de acordo com seus sons para formar uma palavra .Essa noção, possibilita e facilita a criança compreender a união de letras e sons na construção da escrita. 

Um comentário:

  1. Ana Paula,
    Parabéns pelo trabalho! A idéia dessa transmissão via blog é muito nova e interessante! Continue!Obrigada pela visita ao http://criantiaecontos.blogspot.com. Registro lá as estórias de crianças de quem ouvi as verdades que é bom que ouçamos...pacientes, filhos,netos e ainda de todas as contribuições que agora estão chegando de quem trabalha com elas. Seja bem-vinda! Angela Porto

    ResponderExcluir