sexta-feira, 27 de maio de 2011

Massinha de modelar - Aprender e brincar


Brincadeiras simples podem ampliar o aprendizado das crianças.
Mesmo sem perceber, na medida que criam, manipulam e interagem com certos brinquedos e brincadeiras, podem trabalhar habilidades que refletem em outras aprendizagens do dia a dia.
No caso da massinha de modelar, além das cores é possível trabalhar de forma divertida a imaginação e a criatividade. Somando com a Fabrica Divertida do Bob Esponja, podemos ampliar nosso trabalho desenvolvendo habilidades como o manuseio da tesoura e a firmeza do pulso para a escrita através  das espátulas e faquinhas.
O rolo nos permite espichar a massa, onde utilizaremos o resto do material para desenhar e até escrever sobre ela. Isso nos permite melhorar a escrita e brincar com as letrinhas. Sem esquecer, que as garatujas são nossas primeiras escritas.
Depois de fazermos a cobrinha, podemos cortá-la em pedacinhos com a tesoura. Este recurso é muito bom para as crianças que apresentam dificuldades de manuseá-la, pois  brincam sem se dar conta que estão aprendendo esta habilidade.
E, por ser um blog de prática pedagógica escrito por alguém apaixonada por ciranças, nada melhor que este vídeo para nos ensinar a fabricar nossa própria massinha...

4 comentários:

  1. Ana Paula,

    Você permite que eu poste esta mensagem linkando do meu blog para o seu ?

    Júlia

    ResponderExcluir
  2. Claro Júlia!

    Sentirei-me muito honrada!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula suas postagens são geniais. Nada como uma mãe que vive para contar. Adoro vc! Sou Mariluce do AUTISMO EM GOIÂNIA. Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mariluce!
    Fico muito feliz com essa troca! O carinho é recíproco!
    Muito obrigada!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir