sábado, 25 de junho de 2011

Nova temporada de 'Cocoricó' traz personagem deficiente visual

Personagens do CocoricóO programa comemora 15 anos na TV Cultura. Na nova temporada, Júlio e sua turma continuam no apartamento do primo João.
Nesta semana, o garoto Júlio e a turma do paiol fizeram um bolo de paçoca especial para a Folhinha. A data merecia comemoração: os 15 anos do programa "Cocoricó" produção da TV Cultura
Além de bolo, a celebração inclui o lançamento do DVD "Cocoricó Cultura Brasileira", com vários clipes divertidos, e a estreia da nova temporada do programa, com 26 episódios. O primeiro vai ao ar no sábado(18), às 11h15.
A Folhinha conversou com Fernando Gomes, diretor de "Cocoricó" e gerente do departamento infantojuvenil da TV Cultura, para saber como tudo começou.
Ele está no programa desde o início. "Na verdade, desde antes do início", brinca Fernando. "O Júlio foi confeccionado por mim, e o boneco já existia antes do 'Cocoricó'. Foi criado para um especial de Natal da TV Cultura, em 1989", explica o diretor, também responsável pela voz e pela manipulação de Júlio.
O programa de Natal foi tão elogiado que o Júlio foi parar em um quadro do programa "Rá Tim Bum". Quando a atração acabou, "o Júlio ficou desempregado", brinca Fernando. Até que, em 1996, a TV Cultura resolveu criar uma nova produção infantil e se lembrou do Júlio. "Ele acabou me levando para o Cocoricó", conta Fernando, que dirige o programa desde 2003.
O que mudou nesses 15 anos? Os personagens são mais ou menos os mesmos, mas Fernando conta que os cenários e a linguagem do programa mudaram bastante. "Hoje os bonecos têm muito mais agilidade e o trabalho de luz é mais elaborado", completa.
Um dos diferenciais do programa é a ausência de tecnologia avançada. Não há animações, nem 3D, nem grandes truques. São bonecos de espuma e efeitos bem reais. "A única coisa fake (falsa) no 'Cocoricó' são os bonecos", diz Fernando. Se algum personagem precisa voar de balão, nadar ou saltar de uma plataforma de dez metros de altura --como fará a galinha Lilica na nova temporada de "Cocoricó"--, ele realmente faz isso! Não é à toa que o boneco Júlio já foi confeccionado oito vezes nesses 15 anos!
Para terminar nossa conversa, Folhinha quis saber qual a maior alegria em fazer o "Cocoricó". "É o resultado e o respeito que ele conquistou, provando que o que é bom não envelhece", diz Fernando. "A cada nova temporada a gente mostra que ele ainda tem muito para mostrar."

Nova Temporada
Fernando Gomes conta que não tem muita relação com a roça, onde vive a turma do Júlio (o cavalo Alípio, a galinha Lola, o porquinho Astolfo, entre outros). "Sou carioca, totalmente urbano, morei no Rio e em São Paulo", conta o diretor. Talvez ele se sinta mais à vontade para gravar as cenas da nova temporada de "Cocoricó", que, a exemplo da anterior, acontecem --em sua maioria--na cidade grande.
Júlio e sua turma continuam no apartamento do primo João. Mas a série contará com novos personagens (como Mauro, deficiente visual), cenários (como a sala de Júlio) e canções de Fernando Salem.
Uma curiosidade: cada episódio de "Cocoricó" demora mais ou menos três dias para ser gravados. Dá um trabalhão!
Os episódios da nova temporada serão exibidos aos sábados, às 11h15, na TV Cultura.


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário