sábado, 29 de outubro de 2011
AUTISMO E TDAH: O DESAFIO DA INCLUSÃO
DESAFIO DA INCLUSÃO
O que é Inclusão?
- Presença = Sem classes separadas, ou outra segregação
- Participação = Qualidade das experiências educacionais
- Aceitação = Professores, colegas e equipe da escola
- Aprendizagem = ganhos acadêmicos, emocionais e sociais
DESAFIO DA INCLUSÃO: POSSIBILIDADES
Práticas de Inclusão Educacionais:
- Identificar recursos, não somente déficits
- Projetos pedagógicos que envolvam suas aptidões
- Flexibilidade curricular e avaliativa
- Aprendizagem: facilitar orientação para tarefa
- Minimizar estímulos periféricos (ambiente)
- Rotinas claras, sem variações imprevistas
- Enumerar os passos em uma lista, de forma que fique
mais fácil para criança checá-los
Práticas de Inclusão sociais:
Mediação das interações entre pares:
- Professor como mediador (“tradução”)
- Interação entre colegas – Cognição social (ganho)
Tarefas em grupo:
- Papéis de acordo com habilidades (cooperação)
Organização para todos:
- Apoio visual para turma
- Organização ambiente (barulho)
Vale a pena conferir: AUTISMO E TDAH: O DESAFIO DA INCLUSÃO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário