sábado, 29 de outubro de 2011

AUTISMO E TDAH: O DESAFIO DA INCLUSÃO



DESAFIO DA INCLUSÃO


O que é Inclusão?
- Presença = Sem classes separadas, ou outra segregação
- Participação = Qualidade das experiências educacionais
- Aceitação = Professores, colegas e equipe da escola
- Aprendizagem = ganhos acadêmicos, emocionais e sociais



DESAFIO DA INCLUSÃO: POSSIBILIDADES


Práticas de Inclusão Educacionais:

- Identificar recursos, não somente déficits
- Projetos pedagógicos que envolvam suas aptidões
- Flexibilidade curricular e avaliativa
- Aprendizagem: facilitar orientação para tarefa
- Minimizar estímulos periféricos (ambiente)
- Rotinas claras, sem variações imprevistas
- Enumerar os passos em uma lista, de forma que fique
mais fácil para criança checá-los




Práticas de Inclusão sociais:

Mediação das interações entre pares:
- Professor como mediador (“tradução”)
- Interação entre colegas – Cognição social (ganho)

Tarefas em grupo:
- Papéis de acordo com habilidades (cooperação)

Organização para todos:
- Apoio visual para turma
- Organização ambiente (barulho)

Vale a pena conferir: AUTISMO E TDAH: O  DESAFIO DA INCLUSÃO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário