domingo, 10 de fevereiro de 2013

Chocalhos feitos em casa

Os chocalhos são brinquedos utilizados para estimular  a percepção de vários sons de bebês e crianças. Para  as crianças maiores a diversão também consiste na criação do seu próprio instrumento e em brincadeiras de adivinhar o conteúdo do chocalho, sacudindo-o de olhos fechados ou com o chocalho coberto.
Aqui, temos os exemplos feitos com garrafinhas pet e exploramos três tipos de sons:
O primeiro contém água, bolinhas de gude e botões de diversas formas (redondos, ursinhos, florzinhas, letrinhas e números). Neste, o som da água se mistura com o som dos objetos que podem ser explorados para aquisição e aprimoramento da linguagem, verbalizando ou perguntando o que a criança vê, quais as cores que ela percebe, qual é o objeto mais pesado ou qual afunda primeiro.
O segundo contém água e glíter, assim quando a criança sacode a garrafinha, além do barulho da água pode perceber o movimento do brilho do glíter. Agitando de forma rotativa, o glíter forma um "furacão" dentro da garrafinha e agitando de forma natural, o glíter cai ao fundo como se fosse uma "neve".

O terceiro é composto por grãos de arroz, feijão, milho e lentilha, podendo ser explorado este som com musiquinhas e diferenciação dos mesmos.
Entre as garrafinhas também podemos explorar a compreensão de grande e pequeno e podemos utilizar diversos materiais, como areia, pedrinhas, etc.
Para os bebês também podemos utilizar um pote de lanche que seja difícil de abrir com um objeto grande e colorido dentro. Além do barulhinho, o bebê fica atento ao movimento do objeto. O objeto deve ser grande para não corrermos o risco do bebê abrir e colocá-lo na boca.
É possível também criar chocalhos com latinhas de achocolatados colocando grãos ou pedrinhas dentro e lacrando com fita adesiva, enfeitado pela criatividade da própria criança. Outra sugestão, é lacrar dois potes de danoninho com grãos dentro e decorar.

A imagem do chocalho feito com potes de danoninho pertence  ao blog: "O Sonho não Sonhado". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário