sábado, 15 de junho de 2013

18 de Junho - Dia do Orgulho Autista


Dia 18 de Junho é o Dia do Orgulho Autista!
Mas como posso sentir orgulho de uma data referente a síndrome que afeta meu amado filho? Que o limita, que não o permite sentir a vida como as outras pessoas?
Não bastando suas próprias limitações, enfrentamos a discriminação, o preconceito, a falta de preparo dos profissionais da saúde e de quem atende o público em geral. 
Enfrentamos a falta de informação!
Os professores não recebem preparação nenhuma para incluir os autistas, apesar da  verdadeira vontade em ajuda-los. 
A exclusão social é imensa! Não há oportunidade no mercado de trabalho e nem mesmo para o lazer!
Orgulho de quê? 
Pois bem, existe um orgulho imenso de superar tudo isso! 
Orgulho de sermos fortes! Orgulho do nosso amor! Orgulho da nossa luta! Orgulho da nossa família! Orgulho dos nossos amigos! Orgulho da escola que oferece verdadeira oportunidade e está conosco! Orgulho das crianças, colegas e famílias que apoiam! Orgulho dos profissionais comprometidos! Orgulho de quem nos dá a mão! 
Mas acima de tudo: orgulho deste filho lutador!
Meu filho é o maior lutador que conheço! Ele já é considerado por mim um verdadeiro herói! 
Às vezes me pergunto se ele tem realmente noção do amor que temos por ele... 
Nossa vida pode até não ser fácil, mas a força desse amor nos faz enfrentar qualquer obstáculo, qualquer ignorância! 
O amor nos move! O amor nos faz andar! Sinto orgulho de tanto amor entre nós!
Meu filho percebe o mundo de forma diferente e as pessoas "normais" geralmente não entendem quando ele tem alguma atitude inadequada e passam a julga-lo. Tão pequeno, tantos julgamentos...
Às vezes o vejo tampando seus ouvidos para vedar o barulho externo, que para ele é dolorido.  Gostaria tanto de poder estar em seu lugar, mas este é o meio que ele encontrou para se defender do incomodo e eu me orgulho! 
Ele vai tentando encontrar meios para poder cada dia conviver melhor em nossa sociedade e eu tirando uma verdadeira lição. 
Afinal, quantas coisas pequenas usamos como empecilho de agirmos? Meu filho não se detém às coisas pequenas, ele luta pelas básicas, aquelas que já nascemos com.
Às vezes meu garotinho se agita por não conseguir se comunicar, se expressar, não ser compreendido por ninguém e continua tentando, tentando e tentando... Alguns acham graça e ele volta a tentar. Quando cansado, se distrai com um cordão e depois volta a tentar... Ele pode até se jogar no chão, mas logo volta a tentar.
Sim, eu me orgulho! Sinto muito orgulho do meu filho, meu lutador! Sinto muito orgulho do aprendizado que nos trouxe! Sinto muito orgulho em poder dizer que as pessoas que fazem parte da nossa vida, são selecionadas por Deus! Sinto orgulho dos parceiros de caminhada movidos por esse enorme amor! Sinto orgulho por estarmos sempre com quem pode se orgulhar por fazer algo por alguém,  por amar verdadeiramente alguém!
Não importa o que houver, estarei sempre com você! Estarei sempre contigo para ser feliz ou sofrer! Estarei sempre orgulhosa em o ver  fazendo sempre o melhor que puder! 
Sinto orgulho da pessoa lutadora que és, meu amado filho Ângelo!

Fica minha homenagem a todos os autistas, suas famílias e todos que se dedicam a eles. Em especial, meu filho Ângelo de 7 anos, que está dentro do espectro autista.

Ana Paula Pacheco

Um comentário:

  1. Obrigado por existirem na minha vida, que tua luta de vida seja sempre abençoada !!!

    ResponderExcluir