quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

"Não conte para a mamãe" - Memórias de uma Infância Perdida

Livro sobre violência sexual contra criança.

“Aos dez anos de idade, deixei de esperar que as pessoas gostassem de mim. Fui estuprada pr anos pelo meu pai e minha mãe sabia”

A frase que dá título ao livro de Toni Maguire, Não Conte para a Mamãe, poderia ser um pacto ingênuo entre dois irmãos ou uma brincadeira entre crianças. Infelizmente, não é o caso. Na verdade, é a ameaça sofrida pela autora durante os quase dez anos em que foi violentada pelo próprio pai.

O livro, passado nos anos 50, é o relato sincero e estarrecedor de uma menina que além do assédio, sofreu com a omissão materna.A mãe, por mais que Toni fosse pequena para perceber, sempre deu sinais de plena consciência da realidade.

Talvez o medo de perder o charmoso marido tenha resultado nesta atitude. Por exemplo: ela sempre arrumava a filha para que fosse a mais bonita de todas. Após o início do assédio, começou a se irritar sempre que a menina colocava uma roupa limpa ou simplesmente penteasse o cabelo. A opressão chegou ao ponto de a mãe tirar toda a luz do quarto da menina, dizendo que ela deveria dormir cedo e não ficar lendo – sua grande paixão.Para piorar, devido ao enorme número de mudanças de cidade que a família realizou, Toni nunca teve uma amiga de verdade. Seus parceiros mais próximos foram duas cachorrinhas. 
Não Conte para a Mamãe é o relato assustador e, ao mesmo tempo, tocante da pequena Toni, negligenciada e traída por aqueles em quem mais deveria poder confiar. Um livro de difícil leitura, mas fundamental nos dias de hoje.Violentada constantemente pelo pai, chegando a engravidar, Toni resvalou a completa destruição.Sua recuperação e seu reconhecimento como escritora servem de exemplo para crianças e jovens vítimas, todos os dias, de abusos sexuais, mostrando-lhes que é preciso lutar contra essa condição e que é possível vencer a luta.
Não Conte para a Mamãe
308 páginas

R$ 34
Editora Bertrand Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário