terça-feira, 24 de março de 2015

Com paralisia cerebral, irmão de Hamilton correrá Inglês de Turismo

Nicolas Hamilton disputará cinco etapas do BTCC: "Espero inspirar outras pessoas a lutar pelos seus próprios objetivos pessoais, independentemente da situação de vida"

Não é apenas Lewis o membro da família Hamilton a escrever uma bela história nas pistas mundo afora. Nicolas Hamilton, irmão mais novo do bicampeão mundial da Fórmula 1, segue dando exemplos de superação e de inclusão. O jovem britânico, de 22 anos, se tornará o primeiro piloto portador de paralisia cerebral a disputar o British Touring Car Championship (BTCC), principal campeonato de carros de turismo da Inglaterra.
- Enquanto tenho o objetivo de melhorar como piloto, também espero inspirar outras pessoas a lutar pelos seus próprios objetivos pessoais, independentemente de sua situação de vida. Qualquer um pode superar as expectativas, de um jeito ou de outro – ensinou Nicolas Hamilton.
Nicolas anunciou nesta terça-feira o acerto com a equipe AmD Tuning para esta temporada. Ele guiará um Audi S3 adaptado e participará de cinco das dez etapas do campeonato, em Croft, Snetterton, Rockingham e nos clássicos circuitos de Silverstone e Brands Hatch. 
- Estou muito empolgado de correr o BTCC este ano. É a principal categoria do Reino Unido e ter a oportunidade de correr nesse nível é o maior desafio que já tive na minha carreira. Chego ao campeonato com muito a aprender e minha expectativa é de me desenvolver como piloto ao longo da temporada.

Nicolas é portador de diplegia espástica, uma forma de paralisia cerebral de condição neuromuscular. Os principais sintomas são aumento do tônus e redução da capacidade de estiramento muscular nos membros inferiores, como perna, quadris e pélvis, o que provoca rigidez e dificulta a movimentação. A longo prazo, a paralisia pode produzir dor nas articulações, cansaço físico e espasmos.
Quando era criança, Nicolas precisava da ajuda de um andador. Em determinada fase da adolescência, chegou a só poder se deslocar de cadeira de rodas tamanha era a dificuldade de se movimentar. No entanto, com tratamento especializado e fisioterapia, ele superou as dores e as limitações e voltou a caminhar.
- Caminhar é o movimento mais difícil para mim, devido aos meus músculos serem tão rígidos. Isso provoca uma série de problemas, incluindo equilíbrio, movimento das pernas, joelhos e pés. Andar longas distâncias é um desafio. Quando cresci, a rigidez das minhas pernas limitava minha capacidade de levantar meus pés, o que causava quedas regularmente – explicou.
Esta não será a primeira experiência de Nicolas Hamilton no automobilismo. Em 2011 e 2012 ele correu a Renault Clio Cup. No primeiro ano, marcou 113 pontos e terminou na 14ª colocação. Na segunda temporada, marcou 54, e fechou em 21º. No ano passado, ele disputou seis provas do Campeonato Europeu de Turismo, anotando 12 pontos, e tendo um 7º lugar como melhor resultado na classe “single-makes”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário