terça-feira, 19 de abril de 2011

Aprendendo com os Erros


Todo mundo sabe o gostinho amargo que o erro nos proporciona e isto não é um sentimento apenas no mundo infantil. Até mesmo na vida adulta falhar gera frustrações.
Algumas crianças sofrem demais diante de seus erros, podendo inclusive desistir do que estavam tentando conseguir por conta disto.
O jogo da Senha nos permite trabalhar com a criança que errar às vezes é preciso para acertar. Neste caso, o erro nos mostra que podemos fazer certo na próxima oportunidade, corrigindo-o e não repetindo-o. Além disso, este jogo trabalha com a capacidade de fazer hipóteses e levar em consideração o que já se havia feito.
Para crianças que não lidam muito bem com o sentimento frustrante do erro, é uma sugestão, pois sempre queremos que nossos pequeninos superem suas fraquezas e alcancem o seu melhor.
Vale lembrar, que o jogo por si só não tem valor nenhum, os resultados se obtém através da interação e do diálogo de quem conduzir a brincadeira.

2 comentários:

  1. Ana Paula
    que maralhiva ler este artigo.
    exatamente hoje estou curtindo o gosto ruim do erro, de um erro que eu cometi e então lendo o seu importante artigo pude perceber que errar traz possibilidade de reflexão para poder acertar da próxima vez.
    Muito obrigada mesmo por partilhar.
    boa pascoa
    beijinho

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Liliane!
    Fico feliz com seu depoimento.
    Grande beijo!
    Ana Paula

    ResponderExcluir