domingo, 25 de dezembro de 2011

Juliette e os primeiros 7 meses de Terapia ABA

Juliette apresentou desenvolvimento normal. Engatinhou, andou e falou no tempo esperado. Parecia uma criança bastante típica. 
Por volta dos 20 meses, começou a perder habilidades como contato visual e linguagem. Aos 2 anos e 2 meses foi diagnosticada com autismo severo e logo iniciou terapia.
No início, não compreendia uma instrução básica como "fazer isso". Funcionalmente não-verbal, teve que ser ensinado palavras básicas como "sim"e "não". Foi ensinado PECS (Picture Exchange Communication System) no início de seu programa, conhecido originalmente como um sistema de comunicação para  criança não-verbal. Quando bem feito, pode ter efeito inesperado, desencadeando a linguagem expressiva.

Isto é exatamente o que aconteceu com Juliette, com um espaço relativamente curto de tempo ela começou a usar as suas palavras, para ser extinto PECS.
Juliette fez excelentes progressos nos últimos 2 anos, com ganhos no contato visual e interação social. Ela ainda tem um atraso de linguagem, mas é possível ver ganhos significativos de mês para mês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário