quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Preocupação com autismo em novela

Ao saber da notícia de que "Marajó", a próxima novela das seis da Rede Globo, terá uma personagem retratando uma criança índigo e que esta será tratada como autista, nós, familiares e amigos de pessoas autistas vimos externar nossa preocupação.
"Crianças índigo" são parte da crença de que pessoas de espírito superior, com aura azul, estariam encarnando com a missão de conduzir a Humanidade para uma Nova Era. Segundo consta, alguns destes indivíduos poderiam estar entre as pessoas do espectro autista.
Apesar de reconhecermos e valorizarmos a importância da liberdade de expressão artística, consideramos que o autismo, que afeta a vida de milhões de pessoas no mundo, precisa ser retratado com precisão, responsabilidade e compromisso. Conscientes da importância e do alcance da teledramaturgia na sociedade brasileira e do seu impacto na cultura nacional, queremos solicitar que o assunto seja tratado com a responsabilidade e o profissionalismo que tem marcado o trabalho dessa emissora ao longo de toda sua existência.
Assim, acreditamos ser essencial que familiares, profissionais e pessoas com autismo sejam consultados para a perfeita construção da trama, de forma que a ficção tenha suas raízes fincadas na realidade.
Confiantes no compromisso que a Rede Globo tem firmado com temas de relevância para a sociedade brasileira, subscrevemo-nos.
Assine:

Nenhum comentário:

Postar um comentário