quinta-feira, 11 de abril de 2013

Pais se mobilizam para chamar atenção para o autismo


Um grupo de pais que tem filhos autistas realiza uma mobilização a respeito do tema, neste domingo (07). O objetivo é despertar a atenção da sociedade para a gravidade da doença.  Conforme a pedagoga, Ana Paula Pacheco, uma das organizadoras do evento, o autismo é muito mais comum do que se imagina, no entanto, os portadores sofrem com a rejeição das pessoas.

Ana Paula explica que não chega a ser culpa de quem discrimina, mas sim falta de informação. Ela alega que não há espaço destinado para esclarecimentos e isso faz com que a maioria das pessoas não saiba como lidar com o portador de autismo. A pedagoga explica que a iniciativa partiu de um grupo de pais que se reúne desde março, e decidiu fazer essa ação em 07 de abril, alusiva ao 02 de abril, dia mundial do autismo.
Vestidos de azul, eles irão distribuir material informativo a respeito da doença, e estarão à disposição para esclarecimentos sobre o tema, inclusive porque, segundo ela, até mesmo dentro do autismo os portadores experimentam a síndrome de muitas maneiras.
Ana Paula esclarece ainda que o comportamento do autista causa muita estranheza na sociedade, mas dificulta o fato de não se ter nenhuma alteração física visível. Ela é mãe de Ângelo, de sete anos, que demonstrou os primeiros sinais de autismo aos dois anos, mas, pela complexidade da doença, o diagnóstico só foi confirmado aos seis anos de idade.
A pedagoga acredita que mais esclarecimentos fariam o filho dela e outros portadores da síndrome serem mais compreendidos pelas pessoas.  O evento será realizado a partir das 14h deste domingo, no Parque dos Macaquinhos. 


Fonte: Aqui! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário